Morar fora do Brasil pode ser uma caixinha de surpresas. Muito gente vai pela ideia de que as fotos do TikTok, do Instagram representam a realidade do destino. Mas será que isso é verdade? A gente vai com essa sensação ambígua de que conhecemos o lugar. Ou, pelo menos, vimos fotos, lemos a respeito, ouvimos outras pessoas falando. Contudo, quando eu piso o pé no meu destino, será que um sonho se realiza ou aguardo o pesadelo? O importante é que a experiência de cada pessoa vai ser sempre diferente.
Ao vivo e à cores: minha experiência fora do Brasil
Morar fora do Brasil é um desafio para poucos. Para além da saudade, as diferenças culturais podem ser decisivas. Cada lugar traz uma tradição e um modo de fazer as coisas que ainda não conhecemos. Esse processo de nos abrirmos para o desconhecido é curioso e instável. O grande desafio é esse. É viver na instabilidade do desconhecido. Por outro lado, é se alimentar de uma curiosidade infinita. É aprender a ver o mundo pela primeira vez através da perspectiva do outro. Ao vivo e à cores, o passo é único. O desconhecido é a lei. E a vontade de continuar leva paciência. É tudo uma questão de tempo. Depois de um tempo, vai até rir dos perrengues.
Perrengue chique é morar na gringa
Já ouviu dizer que perrengue chique é morar na gringa? Pois, não tem nada de chique. Nem muito de fácil. Perrengue é perrengue. O que vai mudar é a forma de resolvê-lo. Se for situações mais leves, tente resolver com diálogo. Por mais que a língua possa ser um obstáculo, hoje temos muitas tecnologias de apoio. Se a situação for de gravidade mediana, por exemplo, administração e/ou burocracias, opte pelo email. É importante registrar por escrito nossas demandas oficiais. Caso não dê certo, tente ligar ou marcar uma reunião. Para casos extremos e graves, pense que a embaixada é o lugar mais próximo que vai se sentir em casa. Analise o perrengue e tente agir com consciência. Em alguma momento, vai dar certo de resolver.
Se quiser aprimorar suas habilidades de comunicação, venha para Verbalize Now. Nós temos métodos e professores especializados para te acompanhar no seu processo de mudança linguística. Nós também oferecemos inglês para tecnologia, inglês para entrevista e inglês para negócios. Acesse nosso site.