Você costuma ficar ansioso só de pensar em uma entrevista em inglês? Tem medo de dar branco ou de travar? Tem receio de não conseguir comunicar-se como gostaria e perder uma grande oportunidade? Então você precisa acompanhar o que preparamos nesse artigo!
Aprenda a identificar possíveis gatilhos que te deixam inseguro
Ninguém fica ansioso do nada! Por trás de comportamentos, sempre existem pensamentos. Então que tipos de pensamentos você costuma alimentar e que podem te deixar inseguro? Pensamentos como:
“e se minha pronúncia não for boa?, ou “e se eu não conseguir lembrar de alguma expressão importante”, ou ainda “e se eu não entender claramente alguma pergunta mais elaborada?”. Percebe que a produção de tantos “e se” pode ocasionar essa sensação de que não é capaz? Porém, como dito, é apenas uma sensação e você precisa enviar uma mensagem para o seu cérebro de que você é sim capaz!
Então vamos ao diálogo interno, você com você mesmo!
Dialogue com cada um dos pensamentos produzidos na sua mente! Faça uma lista dos pensamentos que estão em sua cabeça e substitua pensamentos negativos por outros mais saudáveis. Vamos praticar, juntos, com os exemplos mencionados logo acima:
- “E se minha pronúncia não for boa? Substitua por: independentemente de eu achar que minha pronúncia não é perfeita, o importante é eu me fazer entender.
- “E se eu não conseguir lembrar de alguma expressão importante”. Substitua por: nem mesmo no português nos lembramos de todas as expressões o tempo todo. Respire, peça um instante para tentar lembrar (ou até mesmo ajuda, tentando explicar o que quer dizer) e se não encontrar a expressão desejada, busque outra forma de se comunicar dentro do queria dizer.
- “E se eu não entender claramente alguma pergunta mais elaborada?”. Substitua por: poderia repetir a pergunta, por favor? Caso ainda não entenda, peça, com gentileza, que a pergunta seja elaborada de outra forma para que consiga compreender melhor.
Você prefere se render aos problemas que cria para você mesmo ou solucioná-los se surgirem?
Consegue, agora, compreender que, muitas vezes, você mesmo cria problemas para você? Então acho que ficou claro que o seu objetivo precisa ser exatamente o contrário: se alguma situação surgir, buscar um jeito de solucionar ao invés de se render a ela antes mesmo que aconteça, Inclusive, pode ser que nem chegue perto de acontecer. É preciso tomar seu tempo, não se render à ansiedade, ter calma e não ter vergonha de buscar o entendimento do que precisa para se comunicar da melhor forma que pode. Essa habilidade também é considerada e validada em entrevistas. Você não precisa ser o melhor em inglês, mas ter humildade e tranquilidade na hora de se comunicar pode ser a chave para dar tudo certo.
Gostaria de ter auxílio de professores sobre esse assunto? Então nós podemos te ajudar, pois contamos com uma equipe especializada em treinar o seu olhar para o momento da entrevista em inglês. Confira aqui.