Quando nos referimos à um trabalho remoto internacional, pensamos diretamente em um inglês de excelência. Porém, há algumas etapas diferentes do processo de busca e contratação que exigem níveis de língua variados. Por exemplo, é possível se preparar apenas para uma entrevista em inglês. E, ao longo do processo, ir desenvolvendo outras competências linguísticas e fluência. Isso ajuda o candidato a ganhar mais tempo no aprendizado da língua inglesa. Dessa forma, é possível passar em uma entrevista com um preparo específico. Ao ser contratado por uma empresa internacional, o candidato, então, deverá se dedicar à aptidão da profissional em outra língua. Portanto, durante a segunda etapa será necessário equivaler a profissão de forma a atuá-la em inglês. Finalmente, ao desenvolver competências linguísticas, podemos gradualmente refletir sobre mudanças culturais.
Veja a seguir qual nível de inglês é necessário desenvolver para cada etapa do processo:
Nível de inglês para entrevistas
Preparar-se para uma entrevista, independente da língua em que se realiza, é um processo de auto-conhecimento. Antes de ser interrogado sobre conhecimentos específicos, o candidato é interrogada sobre sua identidade e história. É preciso saber falar sobre si mesmo. Contudo, para conseguir um trabalho internacional, é preciso falar sobre si em uma outra língua. O código linguístico pode ser diferente, porém a auto-confiança e o auto-valor é similar. Falar sobre si mesmo requer coragem. Da mesma forma, o nível de inglês nessa etapa deve ser suficiente para preencher essas lacunas.
O cotidiano profissional em língua inglesa
Após a contratação do candidato para uma vaga remota e internacional, a segunda etapa se inicia. Nesse processo, será imprescindível sintetizar e organizar a rotina profissional. Por qual motivo? Simples. Se uma pessoa lidera uma equipe na sua língua nativa, o mesmo deverá ser feito na língua estrangeira. Se uma pessoa conduz negociações em sua língua nativa, o mesmo percurso será seguido em língua inglesa. Portanto, esta etapa de desenvolvimento do inglês será motivado pela atuação profissional anterior.
Adaptação cultural de um trabalho internacional
Uma vez inserido no contexto internacional, divergências podem surgir através de conflitos culturais. Estar no conforto do lar não impede que a modalidade de trabalho remoto internacional não cause nenhum conflito entre culturas diversas. As diferenças culturais podem afetar diretamente o trabalho em uma empresa internacional. Dessa forma, é preciso estar atento às diversidades. A origem cultural de cada empresa influencia no comportamento e no modo de trabalho da mesma. Por exemplo, algumas culturas exigem pontualidade enquanto outras são mais flexíveis.
Na próxima publicação, desenvolveremos cada tópico na íntegra para auxiliar em todas as etapas do processo de conseguir uma vaga internacional. Nós, da Verbalize Now, temos cursos especializados e customizados para a necessidade de candidatos às vagas remotas.