Para quem está no processo de fazer entrevistas em inglês, falar sobre soft skills é essencial. Porém, se eu estou ainda aprendendo inglês, como vou saber falar sobre meus “soft skills”? Para responder essa pergunta, é preciso olhar pra quem somos. Por que eu digo isso? O que entendemos por “soft skills” é um conjunto de atributos ou características que nos identificam durante nossa atuação profissional. Ou, pelo menos, nos referimos ao conjunto de atributos pessoais que se destacam mais. Existe um universo de atributos pessoais que podemos desenvolver e que podemos colocar em prática a partir da demanda de trabalho. Porém, sempre tem aqueles atributos que nos direcionam a ter mais responsabilidade dentro de uma ou outra função.
Mas como eu posso falar de soft skills em entrevistas em inglês?
Geralmente, as pessoas que estão em processo de entrevistas de emprego decoram uma lista de adjetivos que podem ou não contempla-las. Entretanto, adjetivos fora de um contexto são apenas palavras soltas ao vento. De forma geral, fazer uma lista de adjetivos que são até bonitos e difíceis de pronunciar são interessantes. Contudo, como esses adjetivos são de fato aplicados às ações e envolvidos na resolução de problemas são outros carnavais. Falar adjetivos bonitos apenas mostra um conhecimento superficial da língua inglesa. Muito além disso, é preciso demonstrar esses adjetivos em ações concretas que já ocorreram. Falar de soft skills nem necessariamente precisa dessa tal lista de palavras interessantes. Podemos demonstrar quem somos de formas mais eficientes. Saber falar sobre nossas ações diz muito mais do que uma simples lista de adjetivos.
Como falar sobre meus atributos sem citar uma lista de adjetivos bonitos?
Bom, a maneira mais honesta de falar sobre seus atributos é contando uma estória. Por exemplo, ao descrever uma experiência vivida, podemos alimentar informações que demonstram os soft skills que se destacam. Por exemplo: se eu falo que trabalhei como líder de uma equipe, que tomei responsabilidades mas também escutei outras pessoas, isso indica que tenho atributo de “team-player“. Então, ao invés de falar “I am a team-player”, eu posso simplesmente contar como agi de forma coletiva em uma situação já vivida.
No próximos Blog vamos falar sobre como escolher o melhor adjetivo para falar sobre soft skills em uma entrevista de emprego em inglês. É a melhor forma para estarmos preparados para todas as situação da entrevista.
Fique ligado nessas dicas para se preparar bem para uma entrevista de emprego em inglês. Essa pode ser uma boa chance de conseguir um trabalho remoto internacional. Na Verbalize Now, nós temos professores e métodos para sua necessidade.