Todos nós sentimos ansiedade, afinal de contas, essa é uma experiência humana normal. Precisamos, no entanto, entender um pouco melhor sobre os seus aspectos benéficos ou prejudiciais antes de ir para as entrevistas em inglês.
Vamos refletir: não ver a hora de um momento chegar, é diferente de sentir vontade de fugir de uma situação por não saber como encará-la. Esse é um exemplo claro de ansiedade saudável x ansiedade não saudável. E ninguém consegue cuidar de seus sintomas ansiosos sem antes aprender a identificá-los.
Então, para te ajudar nesse exercício de mapeamento, mostraremos, a seguir, alguns exemplos de sintomas comuns de se vivenciar quando o assunto é esse.
Aprenda a identificar sintomas ansiosos e a confrontá-los antes das entrevistas
Veja, abaixo, alguns exemplos dos sintomas e, na prática, como lidar com eles:
- Sensação de que algo ruim pode acontecer. Racionalize, perguntando a si mesmo: o que de tão ruim pode acontecer? Visualize essas possibilidades. Nada de tão ruim assim acontecerá que você não será capaz de administrar. Prefira se colocar de maneira mais positiva frente a uma oportunidade! Caso não consiga avançar nas etapas pós entrevista, entenda que faz parte de qualquer processo seletivo ser ou não ser aprovado, não é mesmo?! Você precisa tentar até que alcance o seu objetivo.
- Enxergar as coisas pelo lado do perigo (o famoso “e se”) Exemplo: “e se eu não conseguir desenrolar? Por que alimentar esse tipo de dúvida pessimista se você pode ser mais positivo?! Ao invés disso, tente pensar em estratégias para driblar o medo do perigo. Por exemplo: Eu vou dar o meu melhor, dentro do que consigo oferecer. Caso não seja o suficiente, vou aprender com a experiência de que jeito me fortalecer e, assim, estar melhor preparado(a) para próximas oportunidades.
- Medo de coisas irreais ou que não são ameaça verdadeira: muitas vezes, o medo pode te paralisar e até mesmo te fazer desistir de estar numa grande oportunidade. Você é capaz de assistir a um filme e entender que, por mais que a história te impacte, nada daquilo é real e que tudo foi encenado. Certo?! Então por que não seria capaz de lidar com os medos que cria e que nem sempre são reais? Pergunte-se: eu tenho medo de quê? Medo de falhar? Medo de não ser bom o suficiente? Isso é verdade ou é uma fantasia criada na minha cabeça, devido a minha insegurança, e que acredito ser real?
O seu protagonismo é fundamental para o seu sucesso nas entrevistas
Você precisa ser o(a) grande protagonista na hora de agir e ser mais confiante! Render-se a sentimentos de insegurança ou de medo não lhe ajudará a se dar bem nas entrevistas em inglês. E, para isso, se não correr riscos, nunca saberá do que será capaz de alcançar. Como saber o que ajustar se não cometer falhas? Sendo assim, se não confrontar seus medos, se não se expuser a riscos, poderá ficar paralisado no mesmo lugar. E aqui, na Verbalize Now, estamos prontos para te ajudar a vencer os seus obstáculos, inclusive oferecendo aulas específicas para esse objetivo.