Precisamos conversar sobre afirmações positivas no curso de inglês. Por quais razões?
Quando um adulto decide se inscrever em um curso de inglês, é geralmente decorrente de uma demanda de trabalho. Em um mundo cada vez mais globalizado, expande-se a necessidade de estar conectado e igualmente associado à uma rede internacional. Contudo, até mesmo a mente de um adulto pode se auto-sabotar quando sai de sua zona de conforto. E o aprendizado de uma língua estrangeira está diretamente relacionado com sair de sua zona de conforto.
Quando o adulto sai de sua zona de conforto, o mesmo tende a passar por um processo interno emocional de vulnerabilidade. Isso tem a ver com alguns fatores. Por exemplo, talvez com uma simples não-compreensão de uma mensagem na língua estrangeira. Há um desconforto em não compreender uma mensagem, seja ela qual for. Como adulto perfeccionistas, não aceitamos nos submeter ao erro. Nesses casos, o desconforto usual do processo de aprendizagem pode gerar e ativar traumas mais profundos na mente de um adulto. Digo isso pois, na maioria das vezes, associamos quem somos à crenças limitantes. Você pode ler mais sobre crenças limitantes aqui.
Crenças limitantes no aprendizado de uma língua estrangeira
Vamos recapitular o contexto: um adulto perfeccionista aprendendo inglês e fora de sua zona de conforto. O que podemos esperar dessa combinação de fatos? Bom, muitas vezes caímos no looping das crenças limitantes. Digo que é um looping pois dificilmente enxergamos isso sem a ajuda de outra pessoa. No geral, crenças limitantes são relacionadas à forma como avaliamos nosso aprendizado de inglês. Frases do tipo: “Eu sou muito ruim em inglês”, mesmo não sendo; “Minhas pronúncia é horrível”, mesmo não tendo relevância; “Eu odeio inglês pois nunca consegui aprender direito”, mesmo existindo métodos e métodos eficientes; entre outras.
Aulas de inglês com afirmações positivas
Essas crenças limitantes são literalmente limitantes. Muitas vezes, o adulto que entra nesse looping fica repetindo essas frases e nem consegue enxergar o progresso obtido nas aulas. São crenças negativas e prejudiciais no processo de aprendizado do inglês. Portanto, uma forma de reverter essas crenças limitantes negativas é de torná-las positivas. “Como fazer isso?”, vocês podem estar se perguntando. A resposta é mais simples do que vocês imaginam. Ao invés de continuar repetindo frases que minam o processo de aprender inglês, é preciso mudar essas crenças. As afirmações positivas são um método interessante de reverter esse padrão.
Na próxima postagem, vamos falar mais sobre afirmações positivas na prática. Fiquem ligados.
Venha para Verbalize Now conhecer nossos cursos e professores especializados. Nossos métodos são adaptados para a necessidade de cada aluno e podemos te ajudar a lidar com essas crenças limitantes e ter mais confiança nos seus estudos!