quem somos

O cotidiano em inglês no trabalho remoto

Compartilhe este arquivo:

Há alguns equívocos quando medimos níveis de inglês para ocupar uma vaga de trabalho remoto. O grande equívoco é achar que precisamos ser fluentes em todos os aspectos da vida. Outro equívoco é a ideia de que melhoramos mais antes do que durante o trabalho em si. O que isso quer dizer? Isso quer dizer que é possível direcionar o estudo da língua inglesa para suprir as necessidades mais imediatas das demandas de cada função. Por exemplo, se o cargo é de analista de sistema, porque o vocabulário de receitas de bolo seria importante naquele momento? Ao redirecionar o aluno para sua profissão, ele vai estar apto a se adaptar melhor na interação com a equipe.

Ferramentas para auxiliar na rotina do trabalho remoto

Grande parte das interações do dia-a-dia pra quem trabalha de forma remota acontece através da escrita. Como por exemplo, através de mensagens, emails ou pelo Slack. Por esse motivo, a competência a ser desenvolvida em um primeiro momento tem a ver com a escrita. Há algumas ferramentas que podem ajudar nesse processo. Aplicativos e sites com esse foco podem auxiliar na hora de escrever uma mensagem coerente e compreensível. Podemos dar como opção o Grammarly, o ChatGPT e, até mesmo, o DeepL se for o caso de tradução. Precisamos usar as ferramentas de bancos de dados a nosso favor. Ao mesmo tempo, podemos pensar em estratégias de criar nosso próprio glossário com as palavras principais e mais usadas em destaque.

Dicas para melhorar o inglês em reuniões online

Um dos momentos mais importantes para quem trabalha remoto é a hora da ‘daily meeting’. Em outras palavras, as famosas reuniões diárias de equipe. Esse será o momento de interação com os colegas e alinhamento das tarefas. Nesse momento, saber se comunicar com clareza é essencial. Os desafios vão além da língua, mas de compreender pessoas com sotaques e culturas diferentes. É muito comum que a equipe seja formada por pessoas do mundo inteiro que apresentam, dessa forma, seus próprios desafios linguísticos. Uma dica interessante é pedir que cada pessoa abra sua câmara. Essa ação vai ajudar membros da equipe a terem uma visualização melhor de quem está falando.

Outra dica é deixar a perfeição de lado e se concentrar em se expressar. É imprescindível que a comunicação aconteça. Faça sua parte se preparando para falar com clareza e coerência. O resto virá como forma de aprendizado imersivo: improvisado e espontâneo.

A Verbalize Now pode te auxiliar no processo de preparo para as reuniões online. Temos professores e métodos especializados para suprir necessidades e desenvolver cada etapa do processo.

Related Posts