quem somos

Adaptação cultural em um projeto internacional

Compartilhe este arquivo:

Todo projeto internacional é composto por uma equipe com profissionais de diferentes países. Grande parte do tempo, a língua inglesa é a língua comum, mas e o processo de adaptação cultural? Mesmo que compartilhamos uma língua de compreensão entre a equipe, quais são outros elementos cada profissional traz de diferente? Não é a toa que presenciamos conflitos dentro de uma equipe que são nada a mais nada a menos que desavenças culturais. Pode parecer bobo, mas a percepção da vida cotidiana varia de cultura para cultura. Um exemplo clássico diz respeito à pontualidade: algumas culturas tem mais tolerância para atrasos, outras não têm tolerância nenhuma , e ainda tem aquelas que atrasam de propósito.

Em um projeto internacional: como lidar com as desavenças culturais?

No livro “The Culture Map“, a autora Erin Meyer traz uma análise minuciosa sobre o cultura internacional no mundo business. Na sua perspectiva, a cultura influencia no comportamento de cada indivíduo. Em muitos projetos, a equipe internacional deve lidar com essas desavenças culturais cotidianamente. Por exemplo, a percepção de tempo, a forma de dar feedback, a forma de se comunicar, tudo isso faz parte desse jogo. Erin Meyer traça um mapa de comportamentos e percepções de cada cultura, principalmente na questão dos negócios. Com essa análise, a autora se prepara melhor para lidar com mentalidades diferentes na hora de fechar um acordo.

Conciliando e adaptando formas de comunicação

Para a adaptação cultural, falaremos de dois aspectos: feedback e hierarquia. O feedback pode ser algumas vezes um ponto de vulnerabilidade. Receber uma crítica pode abalar com as estruturas emocionais e até mesmo abalar o rendimento. Portanto, compreender como o feedback é dado em cada cultura pode nos auxiliar a não levar mal-entendidos ou críticas para o lado pessoal. Da mesma forma, a hierarquia dentro dos negócios é construída de maneira única em cada universo cultural. Por esse motivo, o respeito deve estar em primeiro plano sempre.

Para aprender mais sobre processos de adaptação cultural na dia-a-dia profissional, venha conhecer nossos cursos e professores na Verbalize Now. Podemos te acompanhar em todas as etapas do processo de adaptação cultural.

Related Posts