Até o inglês tem seus falsos amigos, em outras palavras, até a língua inglesa tem seus falsos cognatos. Quando estamos aprendendo uma língua nova, temos a tendência em traduzir todas as palavras ao pé da letra sem nenhuma consulta. Ok, isso vem de um processo intuitivo e ousado. E, em alguns momentos, pode dar super certo. Mas o que fazemos quando dá super errado? Por exemplo, se eu quero usar o seguinte termo em português “atualmente”, eu automaticamente penso em inglês “actually” e a vida segue. Contudo, se eu tivesse consultado a real equivalência do termo “actually” eu saberia que essa tradução está equivocada. O termo mais indicado para dizer “atualmente” seria o “currently” e a vida dá um passo em falso. A partir desse momento, juntamos esperanças de que o erro não irá interferir em nenhuma negociação de contratos.
As armadilhas do amigos falsos
Quem já teve amigos falsos sabe que o problema está mais embaixo. No processo de aprendizagem, é muito difícil se dar conta de que algo que estamos falando é, na verdade, um falso cognato. Quando descobrimos, parece que passa um filme na cabeça mostrando todos os momentos do uso equivocado. O lado positivo de um erro é a possibilidade de poder corrigi-lo a tempo. Há sempre tempo de corrigir um erro: com os amigos falsos e com os falsos cognatos.
Dois exemplos de falsos cognatos no inglês
- “pretender” em português não é tradução do verbo “to pretend”, mas sim “fingir”. Quando você diz “I pretend to travel”, você está dizendo: “Eu finjo viajar”. A frase correta seria “I intend to travel.”
- “lanche” em português não é a tradução de “lunch”, mas sim “almoço”. Quando você diz “I want a little lunch”, você está dizendo: “Eu quero almoçar um pouco”. A frase correta seria “I want to have a little snack”.
Para não cair nas armadilhas dos falsos amigos, venha aprender a língua inglesa com a Verbalize Now. Nós temos métodos de conversação que se adaptam ao seu cotidiano profissional.