Em qualquer momento da vida, assim como nas aulas de inglês online, precisamos saber em que pé estamos. Se localizar no nível de língua em que nos encaixamos é uma boa forma de organizar os estudos. Para além de encontrar tempo na rotina, ter objetivos a curto e longo prazo é uma boa saída. Isso pode até nos ajudar a perceber uma progressão nos estudos. E quando percebemos que estamos progredindo é porque o caminho está certo. No mais, é essencial ter objetivos. Contudo, não devemos confundir objetivo com sonho. O sonho é livre, é solto e é leve. E tem uma razão para os sonhos funcionarem dessa forma. Já os objetivos são propostas possíveis. Não adianta traçar objetivos acima da capacidade de cumpri-los. Pois isso só iria trazer frustração e desistência. Portanto, pensar concretamente os objetivos é uma meta importante.
Em que pé estamos nas aulas de inglês?
Esse é um exercício que deve ser feito de tempos em tempos. Para tudo o que está fazendo e se concentra. De vez em quando, olhar para trás é o melhor diagnóstico para o futuro. Então, olhe para seu caminho até aqui. Observe tranquilamente e com carinho. Tente não colocar julgamentos. Aprendizado não é estatística. Perceba tudo o que já trilhou. Olhe positivamente para as mudanças que aprender uma língua estrangeira pode trazer como benefício. Aceite tudo o que já aprendeu como parte de um processo maior. A partir desse nível, como podemos prosseguir nas aulas de inglês online?
Objetivos à curto e longo prazo: aulas em episódios
Tente imaginar que seus estudos são uma série de TV. A primeira temporada corresponde ao primeiro nível. Cada episódio da temporada vai ter um acontecimento. Da mesma forma, cada aula vai corresponder à um episódio de aprendizagem. Nesse caso, dar conta de uma temporada inteira de estudos de inglês online é um objetivo a longo prazo. Assim como dar conta de temas que são o foco de cada episódio são objetivos a curto prazo. Nesse caso, podemos dizer que o primeiro episódio da primeira temporada vai ser dedicado ao estudo da rotina. Portanto, o que compõe as características de língua necessárias para suprir esse episódio? Por exemplo, rotina é falado no “presente simples”. Também é preciso estudos advérbios de frequência. Interessa ter uma lista de vocabulário do dia a dia. Da mesma forma, escutar alguma pessoa falando sobre sua própria rotina. Pronto, episódio um finalizado.
Para saber mais sobre métodos de estudo, acesse o site da Verbalize Now. Nós focamos em inglês para business, inglês para entrevistas, inglês para tecnologia, entre outros.