Numa entrevista em inglês, conhecer suas fraquezas e potenciais são essenciais. Mesmo que essa pergunta não apareça diretamente, ela tem sua função. Há a possibilidade dela ser perguntada diretamente. Nesse caso, a versão em inglês seria sobre “weaknesses and strengths”. E vamos também se preparar para responder essa pergunta. Contudo, auto-conhecimento vai além. Quando eu me conheço, eu sei quais são meus potenciais. Sei exatamente onde me destaco. Por outro lado, também sei identificar o meu lado mais fraco na parte profissional. Nem sempre tem a ver com a perfeição dos resultados. Tem outros elementos que identificam suas fraquezas e potenciais.
Como identificar suas fraquezas e potenciais para a entrevista em inglês
Algumas pessoas pecam pela falta de defeitos práticos. Entregam, realmente, um trabalho de excelência. Mas aí você tem que conviver com a pessoa e ela é extremamente desagradável. Esse tipo de comportamento é comum em todos os lugares. Sempre tem uma pessoa que entrega excelência, mas não entrega simpatia. Esse tipo de funcionário parece ser interessante, mas pode igualmente custar a paz do resto da equipe. Aí sempre fica uma questão, será que compensa alguém que entrega perfeição pela paz da equipe. Nesse caso, desestabiliza o equilíbrio entre a excelência técnica e o bem-estar da equipe. Portanto, “soft skills” podem fazer a diferença na hora da entrevista. Por exemplo, liderança, comunicação, agilidade, adaptação, etc. Tudo é importante e levado em consideração. Como ninguém pode ser tudo, precisamos encontrar equilíbrio.
Como responder essa pergunta na hora da entrevista
Pode acontecer do entrevistador perguntar algo em torno de: “What are your weaknesses and strengths? Para responder essa pergunta, precisamos encontrar equilíbrio entre conhecimento técnico e habilidades interpessoais. O conhecimento técnico gira em torno das suas experiências e conhecimento. Já as habilidades interpessoais podem ser medidas através da sua:
1) capacidade de comunicação: Pasmem, mas muitos adultos inteligentes não sabem se comunicar de forma leve, direta ou gentil;
2) capacidade de adaptação: Entender as situação como elas são e se adaptar ao contexto;
3) capacidade de liderança: Saber escutar, dialogar e trazer soluções plausíveis para um desafio coletivo;
Mais uma vez, tudo é questão de equilíbrio entre o técnico e o interpessoal. Se precisar de acompanhamento para entrevistas de emprego internacional, nós podemos te ajudar. Na Verbalize Now, nós temos professores e métodos especializados para dar conta das suas necessidades profissionais. Também oferecemos aulas online de conversação para inglês para tecnologia, inglês para negócios, entre outros. Acesse nosso site para mais informações.
