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Inglês para negócios: como dar um bom feedback

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Você provavelmente já recebeu algum feedback na sua vida, ou até mesmo sentiu falta de receber algum! E já parou para refletir sobre a importância dessa prática no mundo corporativo? Utilizar o seu inglês para negócios requer muitas expertises. Saber dar um bom feedback é uma delas. Saber receber também! Boas relações de trabalho podem ser estabelecidas através de uma comunicação assertiva, atenta e respeitosa.

Em primeiro lugar: qual o conceito de feedback?

Feedback é uma ferramenta de comunicação. Um procedimento, em que damos uma devolutiva a uma pessoa sobre o seu desempenho, sobre sua conduta ou até mesmo execução de uma atividade. O objetivo é que ela possa se reorientar, para que consiga enxergar posturas e caminhos mais produtivos para si e para o ambiente. O feedback resgata ações do passado, para que possam ser sinalizadas no presente, a fim de termos um futuro mais satisfatório.

Como dar um bom feedback e também aprender a receber um?

  • Busque criar conexões reais com as pessoas – quando falamos de inglês para negócios, precisamos lembrar que estamos lidando com culturas diferentes das nossas. Conhecer minimamente quem é a pessoa com quem você vai falar, é fundamental. Falar sob a perspectiva dela.
  • Elogie antes de criticar – ao longo de sua jornada de trabalho, reconheça o que as pessoas estão fazendo de bom. Desta forma, fica bem mais fácil sinalizar quando for necessário “recalcular a rota”. Ela terá seus elogios para lembrar que as críticas vêm para ajudar. Caso vá direto ao ponto, talvez quem a receba a crítica não consiga perceber o seu valor por nunca ter sido reconhecido em outro momento.
  • Fique atento ao seu vocabulário de inglês – por mais que se atente para conhecer mais da pessoa, se não usar as expressões certas para essa conexão, terá ruídos na sua comunicação. O feedback é algo mais pessoal e, por isso, precisa de um esforço maior para cruzar mundos de maneira real. Aumente seu vocabulário para que você tenha uma gama de palavras que possa tramsmitir exatamente o sentimento que você quer passar.
  • Esteja preparado para escutar – ao nos comunicarmos com alguém, não estamos em um monólogo. Feedback bom dá espaço para a escuta. Ouvir genuinamente o outro, faz com que possamos entender os seus motivos de agir de determinada maneira. Isso facilita, inclusive, para criar proximidade e facilitar os feedbacks posteriores. Além disso, pode ser que nós também precisemos melhorar alguma atitude para com essa pessoa a fim de ajudá-la também.

Para pensar…

“We cannot change what we are unaware of, and once we are aware, we cannot help but change.”
“Não podemos mudar o que desconhecemos, e uma vez que estamos cientes, não podemos deixar de mudar” – Sheryl Sandberg, COO do Faceboook e autora dos livros “Faça Acontecer” e “Lean in”.

Esperamos que essas reflexões tenham sido úteis para ampliar a sua percepção acerca dessa temática. E estamos sempre disponíveis para te ajudar a aprimorar a sua comunicação corporativa em inglês, aqui na Verbalize Now. Conte conosco para ampliar o seu repertório e alcançar, mais que resultados, verdadeiramente as pessoas.

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