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Comunicação não-violenta no trabalho remoto

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A Comunicação não-violenta, CNV, nada mais é do que um conjunto de habilidades de linguagem e de comunicação, as quais nos lembram da capacidade que temos de continuarmos humanos, mesmo diante de situações adversas. Neste conceito, não há nenhuma novidade, mas sim uma integração do que já é do nosso conhecimento há séculos. Precisamos, então, lembrar do que já sabemos: como nos relacionarmos uns com os outros de maneira respeitosa. E, nesse artigo, vamos refletir de que forma fazer isso no trabalho remoto, ainda mais quando estamos pensando em relacionamentos que envolvem a comunicação em #inglês, nosso idioma não nativo.

CNV: os 4 componentes fundamentais

A CNV tem o seu processo pautado em 4 grandes áreas, que precisam ser elucidados antes de refletirmos sobre situações práticas. São elas:

  1. Observação – fazer a observação dos fatos, sem julgamento ou avaliação;
  2. Sentimento – identificar como nos sentimos ao observar uma ação;
  3. Necessidade – reconhecer quais de nossas necessidades estão ligadas ao sentimentos identificados por nós;
  4. Pedido – expressar clara e honestamente o nosso desejo, de maneira respeitosa.

CNV, trabalho remoto em inglês e algumas reflexões

Agora que entramos em contato com o processo da CNV, vamos para nossa reflexão. Em português, quantas vezes você se sentiu incompreendido(a) em um diálogo no seu emprego? Talvez você nem consiga mensurar a quantidade exata, porque é bem provável que isso tenha acontecido várias vezes. Você com certeza já pediu algo e entenderam errado também.
Agora imagine em inglês, o quanto que os ruídos podem ser ainda maiores se não estiver atento(a).
Imagine que, você, enquanto líder, em reunião de time, quer engajar a sua equipe para atingir as metas propostas. No entanto, você usa adjetivos ou expressões simplistas por não ter um vocabulário mais elaborado. Será que conseguirá respeitar os 4 componentes da CNV?

Como seria um exemplo disso?

Imagine que você é um líder e precisa dar um feedback negativo em inglês sobre a qualidade de um projeto que foi entregue. Não é adequado usar o adjetivo “bad” (ruim) para poder qualificar o desempenho porque é o único adjetivo que você sabe. Você vai precisar desenvolver melhor o seu feedback. Você pode usar outras expressões mais adequadas como: “This project needs improvement” (Esse projeto precisa de melhorias). Ou “The project is lacking….” (Esse projeto está precisando de…) para explicar pontos de melhoria. É necessário expandir seu vocabulário e conhecimento para poder liderar de forma eficaz um time internacional.

Por que isso é importante?

A observação dos fatos, por exemplo, transcende o momento da reunião para os alinhamentos, ela parte do pressuposto que você precisa observar, ao longo do tempo, vocabulário, cultura etc. antes de fazer o seu pedido. Entenda quem é a sua equipe e de que maneira fazer o seu pedido de maneira assertiva. Não dá para comunicar a sua necessidade apenas. Ser respeitoso(a) envolve entender como comunicar. Existem situações e situações para podermos nos dar o luxo de não ter o inglês afiado. Essa com certeza não é uma delas. Um pedido comunicado de maneira agressiva, mesmo que não seja sua intenção, pode te fazer conseguir o oposto do seu objetivo para atingir resultados, isto é, perder o engajamento e a motivação do time.

E se você acredita que precisa melhorar o seu vocabulário para conseguir ser mais empático na sua comunicação, e entender como, de fato, expressar a sua necessidade e considerar a necessidade do outro, nós estamos te esperando aqui na Verbalize Now. Será um grande prazer poder te ajudar nessa nobre missão de se conectar verdadeiramente com quem precisa.

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